quinta-feira, 29 de julho de 2010

domingo, 25 de julho de 2010

Arlindo Rebouças quer reforma no Poder Judiciário

Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (16), o vereador Arlindo Rebouças (PMN) comentou sobre as obras de esgotamento sanitário em Vitória da Conquista. Afirmou que a falta de uma lagoa de decantação na zona oeste da cidade é um grave problema da obra, que precisa ser resolvido o mais rápido possível.
Rebouças criticou a maneira como as obras da Lagoa das Bateias foram executadas, pois, segundo o parlamentar, a mesma é contaminada e não contribui para a urbanização do local. “Se os R$ 14 milhões investidos fossem empregados na saúde ou educação a população seria mais beneficiada”, disse, também criticando a execução do projeto de saneamento básico do distrito de José Gonçalves. Ressaltou, ainda, que falta responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Ainda em seu discurso, o vereador criticou as liminares concedidas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (STE) para candidatos que respondem a processos na justiça e são impedidos de registrarem a candidatura devido a a provação da Lei da Ficha Limpa. “Até quando vamos esperar para melhorar este país?”, questionou o vereador, defendendo uma reforma do Poder Judiciário.
Em 16/07/2010

Arlindo Rebouças lamenta demora no inicio das obras do ginásio de José Gonçalves

Na sessão desta quarta-feira (14), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN) lamentou a demora em iniciar as obras das instalações do Ensino Médio do povoado de José Gonçalves. Também cobrou a pavimentação asfáltica da Avenida Laura Nunes e da estrada que liga o anel rodoviário ao povoado de Campinhos. Rebouças afirmou que determinadas obras só são executadas em épocas de eleições, numa tentativa de conquistar votos.
O parlamentar também comentou a não valorização por parte do Poder Executivo para com a Câmara de Vereadores. Ressaltou que os vereadores não são tratados com a importância devida em reuniões como a que discutiu as obras do PAC em Conquista.

Em 14/07/2010

Arlindo Rebouças critica Governo Wagner

Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (18), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), criticou o Governo Wagner, questionando a idoneidade do processo de seleção pública por meio de contratos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O parlamentar denunciou a precária situação do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o que coloca em risco a vida de pacientes e profissionais que trabalham no hospital. “A vigilância sanitária na Bahia é omissa”, declarou.

A segurança pública em Vitória da Conquista também foi destaque no discurso do parlamentar, que lamentou a ausência do Estado no combate efetivo da criminalidade. Enfatizou que o Governo Wagner gasta mais com propaganda do que com segurança pública. “É impossível defender o governo estadual”, declarou.

Rebouças também fez duras críticas a educação pública no estado, afirmando que projetos como o Todos Pela Educação (TOPA) só servem para dar emprego a cabos eleitorais. “Não tem seriedade neste governo. Este governador é inimigo de Vitória da Conquista”, declarou, também questionando as ações do poder público na zona rural.

Em 18/06/2010

Arlindo Rebouças critica investimento exagerado do governo estadual em propaganda

Na sessão desta sexta-feira (11), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que, em maio, 80% da folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação foi comprometida com pagamento de pessoal, pois os professores contratados não recebiam desde o mês de janeiro.
Sobre a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o parlamentar afirmou que foi um compromisso do próprio governador Wagner a construção do nmesmo. Rebouças criticou duramente a postura do governador, que investe mais em “propaganda do que em segurança pública, saúde ou educação”.
Destacou a situação precária do Hospital Regional de Vitória da Conquista (HGVC), afirmando que o tratamento dispensado para com os doentes é desumano. Cobrou uma postura fiscalizadora da Vigilância Sanitária e afirmou que quando o secretário Municipal de Desenvolvimento Social adoeceu, foi para o Hospital Samur.
Em 11/06/2010

Arlindo Rebouças rebate críticas contra a privatização

Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (14), o vereador Arlindo Rebouças (PMN) rebateu as críticas contra a privatização de empresas estatais de telefonia e energia elétrica. Afirmou que, após a privatização, serviços básicos ficaram mais acessíveis à população.
Afirmou que muitos que criticam os governos anteriores se esquecem que fizeram parte dos mesmos. Criticou o Governo do Estado e o prefeito Guilherme Menezes, ressaltando a situação deplorável do Hospital de Base. “Dia 4 de outubro é o dia da mudança”, disse, fazendo referência às eleições presidenciais.
Em 14/05/2010

Arlindo Rebouças destaca reajuste salarial dos aposentados

Na sessão desta quarta-feira (5), o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, destacou a realização da Terceira Conferência Estadual de Esporte, em que foi discutida a política de esporte da Bahia, a ser apresentada na conferência que acontecerá em Brasília. O parlamentar, que participou como delegado eleito, enfatizou a importância do evento para o esporte no estado.
Rebouças comemorou a aprovação, na Câmara dos Deputados, do reajuste do benefício dos aposentados que ganham mais que um salário mínimo. O parlamentar lamentou a declaração do líder do governo na Câmara, que afirmou que o presidente Lula vai vetar o reajuste, caso seja aprovado pelo Senado. “Espero que o Senado aprove e o presidente não vete. Não podemos massacrar os aposentados”, disse.
O parlamentar comentou sobre o fim do fator previdenciário, o que vai beneficiar os trabalhadores brasileiros. Rebouças ressaltou que serão beneficiados diretamente as pessoas que começaram trabalhar com a carteira assinada ainda na adolescência e que deram entrada na aposentadoria por tempo de serviço.
Em 05/05/2010

Arlindo Rebouças cobra iluminação para área externa do Ginásio de Esporte

Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (16), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), cobrou melhorias na iluminação da área em torno do Ginásio de Esportes Raul Ferraz. O vereador afirmou que a falta de iluminação impede o uso do local no período da noite.
Outro assunto comentado pelo vereador foi sobre a realização da Iª Semana de Saúde Mental. Rebouças lamentou o fato de a Comissão de Saúde da Câmara não ter sido convidada para o evento.
Exoneração de secretários - O vereador afirmou que teve notícias de que o prefeito Guilherme Menezes tem o objetivo de trocar boa parte do seu secretariado. Segundo o parlamentar, o governo vem enfrentando dificuldades para as substituições, já que ninguém quer assumir secretarias municipais, diante da falta de autonomia de trabalho.
O vereador afirmou que existe a possibilidade do retorno da engenheira Márcia Pinheiro para a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura, que está vaga após a exoneração de Ubiratan Félix.
Ao final do discurso, Rebouças criticou o Orçamento Participativo, ressaltando que o mesmo, na prática, não é participativo.

Em 16/04/2010

Arlindo Rebouças destaca Terceira Conferência Municipal do Esporte

Na sessão desta quarta-feira (14), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), destacou sua participação na Terceira Conferência Municipal do Esporte e afirmou que foi escolhido como representante da Conferência estadual que acontecerá em Salvador.
O parlamentar lamentou a poluição visual da cidade, ressaltando que tal poluição é fruto da incompetência da administração municipal, que não fiscaliza nem cumpre as leis ambientais.
Outro assunto comentado pelo parlamentar foi o crescimento dos índices de criminalidade em Vitória da Conquista. Rebouças sugeriu a criação de uma comissão composta por vereadores e membros da sociedade para estabelecer metas e discutir políticas públicas de enfrentamento da violência. O vereador criticou duramente o Governo Wagner pela inoperância diante dos problemas envolvendo a segurança pública. "É o governo da moleza", declarou.

Em 14/04/2010

Arlindo Rebouças apresenta PL que obriga condomínios individualizarem consumo de água

Na manhã desta sexta-feira (9), o vereador líder da bancada de oposição, Arlindo Rebouças (PMN), destacou o Projeto de Lei 12/2010, que obriga todos os prédios e condomínios a individualizarem o consumo de água. Segundo o parlamentar, tal medida vai fazer com que os moradores de apartamentos paguem apenas pela água que consumirem.
Rebouças afirmou que o mesmo projeto foi apresentado na Câmara de Salvador, sendo aprovado por unanimidade. “A proposta central é oferecer aos moradores de condomínios a possibilidade de pagarem exatamente aquilo que gastam”, disse. O vereador lamentou a inexistência de propostas para preservação dos mananciais de água do município. Informou que o PL vai estar disponível em breve no seu site na internet: arlindoreboucas.com

Em 09/04/2010

Arlindo Rebouças critica transtornos causados por obras de esgotamento

Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (7), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), criticou a precariedade do transporte escolar para os alunos do povoado do Iguá e a situação da estrada que dá acesso ao povoado. A falta de segurança na localidade também foi destaque no discurso do parlamentar, que garantiu que vai solicitar a destinação de viaturas para os distritos da zona rural.
Rebouças comentou sobre o crescimento da criminalidade em Vitória da Conquista, lamentando o descaso do Governo do Estado diante da violência que aumenta a cada dia. Também criticou a maneira como as obras de esgotamento sanitário estão sendo executadas, trazendo transtornos para os cidadãos, pois as ruas estão sendo danificadas.

Arlindo Rebouças critica saúde pública em Conquista

Em seu discurso na sessão desta terça-feira (18), o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, destacou sua preocupação diante da possibilidade do fechamento de alguns pronto socorros da cidade. Segundo o parlamentar, caso isto aconteça, acarretará em sérias conseqüências para a população. “Quem procura o pronto socorro são pessoas pobres, que não têm como pagar hospitais particulares”, afirmou, solicitando da Comissão de Saúde e Assistência Social um posicionamento.
Rebouças afirmou que, apesar da mudança na direção, o Hospital de Base continua funcionando com sérias deficiências. O parlamentar criticou a saúde pública em Conquista e sugeriu uma reunião com todos os vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema.
Rebouças lamentou as constantes notícias ruins que são veiculadas na imprensa local e estadual relacionadas a Vitória da Conquista. "Estamos vivendo uma fase ruim", disse.

Em 18/03/2010

Arlindo Rebouças critica informativo da Câmara por reproduzir declaração “mentirosa” do secretário de Infraestrutura da Bahia

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) parabenizou todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O parlamentar parabenizou especialmente as servidoras do Legislativo.
Rebouças criticou o Folha Cidadã, informativo da Câmara de Vereadores, por ter reproduzido uma declaração do secretário João Leão que teria informado que o governador Wagner declarou que o novo aeroporto de Vitória da Conquista seria inaugurado em 2011.
Segundo o parlamentar, trata-se de uma “mentira cabeluda, uma propaganda enganosa”. O vereador destacou que, caso tenha recursos suficientes, o aeroporto só será concluído em, no mínimo, três anos. “Fiquei muito triste quando li o Folha e vi esta manchete”, disse.

Em 09/03/2010

Arlindo Rebouças se solidariza com funcionários da OI

Na sessão desta terça-feira (02), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), comentou a situação dos funcionários das telecomunicações. Lamentou as demissões e se colocou a disposição dos funcionários na busca de solução para o problema.
O vereador destacou a situação vivida na zona rural pela falta de água. “Escolas estão ficando sem água. A Prefeitura tem que repensar a captação de água para zona rural”, destacou.
O parlamentar parabenizou o vereador Vivi Mendes pelos 80 anos de idade e pelos relevantes serviços prestados à comunidade conquistense.
Em 02/03/2010

Arlindo Rebouças critica prefeito e Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Na sessão desta terça-feira (23), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que em 1996 apoiou o prefeito Guilherme Menezes em sua primeira campanha para a Prefeitura de Vitória da Conquista. Relembrou fatos relativos à composição do secretariado da época, deixando latente o não cumprimento da palavra do prefeito.
Afirmou que a comunidade do açude cearense, na zona rural, foi iludida pelo prefeito, que garantiu que faria a obra de infraestrutura, porém não cumpriu com o acordo. “Os moradores estão sofrendo. Lamentamos a postura do prefeito”, disse.
Rebouças também criticou a Secretaria de Meio Ambiente por não tomar uma postura mais firme diante da poluição visual devido a faixas e cartazes que são colocados nas praças e ruas sem nenhum critério ou controle da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Esta secretaria não funciona. As barracas estão tomando conta das praças e a secretaria não faz nada. Lamentamos muito”, declarou.

Em 23/02/2010

Arlindo Rebouças denuncia falta de segurança no trabalho de servidores públicos

Na sessão desta quinta-feira (18), o vereador Arlindo Rebouças (PMN) parabenizou o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP) pelo trabalho desenvolvido em defesa dos conquistenses.
O parlamentar apresentou uma denúncia, afirmando que supostos servidores da Prefeitura estão manuseando produtos químicos sem uso de nenhum tipo de equipamento de proteção. Rebouças afirmou que é preciso investigar se a Prefeitura tem licença ambiental para realizar tal procedimento.
O parlamentar afirmou, ainda, que é preciso decretar estado de emergência por causa dos efeitos da seca prolongada. Ressaltou que a lavoura foi totalmente perdida, prejudicando as comunidades pobres da zona rural. “É preciso decretar estado de calamidade pública”, declarou.

Em 18/02/2010

Arlindo Rebouças parabeniza vereadores de Ibicoara que denunciaram prefeita

Em seu discurso na sessão desta terça-feira (9), o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, voltou a criticar a ausência do prefeito Guilherme Menezes em Vitória da Conquista. O parlamentar afirmou que a cidade não sabe onde está o prefeito: “espero que um dia ele apareça”, declarou.
Rebouças destacou, ainda, a importância do mandato do vereador Vivi Mendes (PT), que completa 30 anos de vida pública, somando sete mandatos. Também deu boas-vindas ao vereador Álvaro Pithon (DEM), que estava afastado por causa de problemas de saúde. Rebouças incentivou Pithon a deixar de fumar, com o objetivo de preservar a própria saúde.
Também parabenizou Ronaldo Ferreira e Ricardo Luiz, vereadores do município de Ibicoara, que não se corromperam com o esquema armado pela prefeita cassada. “Quero parabenizar porque eles tiveram a coragem de rejeitar a corrupção. Ainda existem pessoas honradas”, declarou.

Em 09/02/2010

Arlindo Rebouças afirma que violência é fruto da ausência de políticas públicas

Em seu discurso na sessão desta quinta-feira (4), o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, desejou a todos um bom ano de trabalho no Legislativo e destacou a violência em Vitória da Conquista. O parlamentar afirmou que a violência é mais presente na periferia da cidade, por causa da ausência de policiais nos bairros mais afastados do centro.
Rebouças lamentou a falta de infraestrutura, ensino de qualidade, emprego e renda, e ausência total do Estado nos bairros periféricos. Outro fator que contribui para o crescimento da violência, segundo o parlamentar, é o uso e tráfico de drogas, que atinge crianças e adolescentes.
O número insuficiente de policiais e de aparelhagem técnica também foi destacada pelo líder da oposição, que enfatizou que a violência sempre existiu em Conquista, porém o poder público fez vista grossa para o que estava acontecendo. Cobrou do Governo do Estado, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Militar uma postura coerente de combate à violência.
“O prefeito precisa sair do esconderijo e lutar pela população. Tem que ser presente e mostrar que está tomando providências”, disse o vereador, criticando a ausência do prefeito Guilherme Menezes diante dos últimos acontecimentos envolvendo a morte de adolescentes ligados ao tráfico de drogas.
Em 04/02/2010